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sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Animes No Brasil

comentarios de Ana. Da comunidade do orkut Genshiken Club

Realmente o tempo passa mais depressa do que a gente percebe.Falaremos de animes que já passaram por aqui. Os animes dos anos 60,olha o susto.O primeiro foi ao descobrir que mais da metade tinha sido dublado em português, e eu ainda lembrava de telos assistido pelo menos uma vez!!! O segundo foi ao fazer um cálculo rápido e descobrir que, se os primeiros animes foram exibidos ao Brasil a partir de 69 ou 70, então já se iam quarenta anos de exibição na TV brasileira de desenhos animados japoneses!

De acordo com alguns otakus bem velhinhos, verdadeiros fósseis vivos, as primeiras séries animadas japonesas para TV começaram a ser exibidas no Brasil entre 1969 ou 1970. Portanto em algum dia desse ano ou do ano que vem, completamos 40 anos desde que os primeiros animes invadiram o Brasil. Durante essas quatro décadas, quase uma centena de séries animadas japonesas foram exibidas por várias emissoras brasileiras..... a despeito de quase nada do gênero ter sido exibido do final dos anos 80 ao começo dos anos 90. É um bocado de história, e o mais espantoso é que praticamente ninguém se importou em conta-la!!! Existem apenas algumas pesquisas particulares feitas por fãs da época, todos na casa dos 40 anos ou perto disso, movidos apenas pela paixão que tinham na infância por estas séries, do que pelo interesse histórico de fato.

Não irei relatar cronologicamente série-a-série o que foi exibido no Brasil, mais sim seus resultados e como levaram o surgimento de centenas de fã-clubes, eventos, publicações e etcs. Vamos então a bendita matéria.... SIMPLES ASSIM POVÃO OTAKU!!!

ANOS 60\70\
ANOS 60\70\: VENDAS CASADAS, PIRATARIAS, CLÁSSICOS INESQUECIVEIS As datas conflitantes, e na maioria das vezes são citadas apenas "de memória", mas as primeiras séries animadas japonesas a chegarem no Brasil apareceram nas telinhas preto-e-branco-e-a-valvula da época entre 1968 a 1670, seguindo a rasteira do grande sucesso que foi uma da primeiras séries de live-action japonesas e também a ícone de toda uma geração de crianças brasileiras: Nacional Kid. Como era uma série "japonesa" que fez grande sucesso na época (dizem que as ruas ficavam vazias de crianças no horário de exibição da série), outros live-actions foram adquiridos por emissoras concorrentes como "Agentes Fantasmas", "Vingadores do Espaço", "Esper" e outros. Dizem.... e não há como confirmar se é verdade.... que para adquirir esses live-actions, as distribuidoras obrigavam as emissoras brasileiras a comprarem "pacotes", contendo apenas uma série de live-actions e várias séries de animes.... já que "era tudo feito por japonês". Este tipo de transação é conhecida como "venda casada", e impera até hoje em muitos ramos de negócio. Mas graças a estas "vendas casadas", muitos animes de excelente qualidade para época foram exibidos (afinal já que tinham comprado, e para não ficar no prejuízo, a emissora colocava estes animes no ar).


E ao contrario do que se pensa, estes animes não foram negociados direto com os japoneses, e sim com distribuidoras mexicanas, espanholas, italianas e norte-americanas.. Na época ainda inexperientes na venda internacional de desenhos animados (a primeira série animada para TV no Japão foi o lendário "Astro Boy"), os japoneses vendiam seus animes para outros países dando o direito de repasse.... ou seja, o "atravessado" podia vender a série para emissoras de outros países além do seu, desde que desse uma comissão ao proprietário da série (rumores dizem que tais comissões nem sempre eram pagas e assim algumas destas séries foram exibidas ilegalmente e de boa-fé pelas emissoras brasileiras). Assim, depois que uma série era exibida até a exaustão no México, Espanha, Itália ou EUA, elas eram vendidas para países do "terceiro mundo" baratinho. E foi nestes "repasses" que uma geração de brasileiros assistiu quase tudo de bom que a primeira década de animes japoneses produziu: "Homem de Aço", "Oitavo Homem", "Samurai Kid", "Ás do Espaço", "Tarô Kid", "Super Homem do Espaço" e "Príncipe Planeta" são alguns deles, e eram assunto em qualquer recreio escolar entre 1969 e 1973, a primeira grande era de ouro dos animes no Brasil.


A titulo de curiosidade conto uma nota pitoresca, do qual acredito não Ter sido a única vitima: estes animes raramente chegavam com a sonorização intacta....... geralmente estavam dublados e com seus títulos em espanhol (lembrando que o vídeo-tape magnético não existia nesta época no Brasil.... os programas eram ao vivo, e os desenhos animados eram exibidos a partir de rolos gigantescos de 16 milímetros em preto-e-branco, apesar dos originais serem coloridos. Motivo??? Uma gravação em PB de 16 milímetros era MUITO mais barata. E a TV colorida só chegaria bem mais tarde....). As crianças e provavelmente os adultos (diga-se de passagem) da época acreditavam que pelo fato dos títulos estarem escritos em espanhol, os desenhos animados "com personagens de olhos grandes" eram produzidos.... no México!!! Só então em 1975, é que foi esclarecido que a verdadeira origem daqueles desenhos animados "de olhos grandes" é no Japão!!!!


ANOS 70
ANOS 70: DITADURA, VIETNÃ E MUITOS ANIMES!!!! A Segunda grande leva de animes invadiu o Brasil em 1974/75, junto com os anos negros da ditadura militar, desaparecimento de políticos "perigosos" ao regime estabelecido, tiroteios na região do Araguaia e bombas de Napalm no Vietnã. Tirando a chegada de grandes clássicos dos anos 60 como "A Princesa e o Cavaleiro", "Kimba", "Esquadrão arco-íris", "Sawamu", "O Demolidor", "Fantasmas", "Speedy Racer" e outros do mesmo calibre.

Na época não surgiu NENHUMA revista informativa para gurizada. As editoras só queriam saber de Barbapapa, Disney , e Turma da Mônica. Desligados da realidade da gurizada que curtia mais um esqueleto gargalhante(fantomas) que um certo capitão norte-americano, as editoras brasileiras perderam uma ótima oportunidade de ganhar um bom dinheiro com revistas informativas.

anos 70 e mangás...
Nos anos 70, mais que nos anos 80, desenho animado era apenas "coisa para crianças". E como "crianças não compram revistas em banca" (o tio da banca perto da casa dessas crianças que vendia centenas de pacotinhos de figurinhas e dezenas de revistas em quadrinhos por dia depois das aulas, com certeza não concordaria com essas frases né), nada foi feito em prol dos pequenos fãs da época. Mas para não dizer que isso era atraso só do Brasil, mesmo no Japão a coisa não andava muito diferente. Raras eram as convenções, e poucos artistas de mangá ganharam notoriedade. No Japão, até quase o final dos anos 70, ser artista de mangá era considerado um emprego tão absurdo quanto ser um jogador de futebol no Brasil (bem até hoje ainda há preconceitos.... mais está menor do que antes). Mas isso estava para mudar.

ANOS 80
ANOS 80: REPRISES, ABERTURAS, POLÍTICA, TV MANCHETE E VIDEOCASSETES Foram realmente anos notáveis: a ditadura arregou de vez, admitindo na entrelinhas sua incapacidade de dirigir o país e começou a passar a cetro do poder devagarinho. De 1978 até 1983, se viveu principalmente de reprises de animes até enjoar e encher o saco!!! Para se Ter uma noção a "Princesa e o Cavaleiro" e "Kimba" foram reprisadas incontáveis vezes em duas emissoras diferentes, só para citar os feitos de "Tezuka"!!! E os que tinham copias coloridas (já que as TVs a cores, se popularizaram rapidamente) eram exibidos direto e infinitamente até saturar a mente do ser vivo que os assistiam. Outros sofrimentos.... foram as criticas da família por curtir "desenho animado, que é coisa de criança" e estar lendo revistas de quadrinhos japoneses, sem entender nada de japonês... Uma das raras exceções de animes inéditos nesta época foram a primeira e a Segunda temporada de "Candy Candy" (79/81), "Honey Honey", "Marco e Heidi" (estes dois foram os primeiros animes dirigidos por um sujeito desconhecido até então no Japão, e que se tornaria uma lenda no final da década de 80: o senhor Hayou Miyasaki) e mais algumas outras séries que o Sr Abravanel (Silvio Santos) trouxe quando inaugurou sua própria emissora de TV.


O grande ápice da década, e com certeza a terceira grande Era do Ouro dos animes no Brasil, durou de 1983 até 1989 , quando foi inaugurado a rede Manchete de TV e trouxe no seu pacote de desenhos animados uma leva de animes de primeira linha como "Patrulha Estrelar", Don Dracula e "Pirata do Espaço". O sucesso de "Patrulha Estrelar" foi tanto que ela era exibida antes do Jornal da Manchete apenas para segurar a audiência da seção de desenhos até o fim, e garantir alguns pontinhos para o programa jornalístico!!! E por conta desse sucesso a Manchete não quis esperar a terceira temporada Via EUA.... comprou-a direto do Japão, tanto que a abertura passou cantada em japonês.... até onde pesquisei, foi a primeira e ainda uma das raras vezes que um anime teve sua abertura original exibida intacta no Brasil.


"Patrulha estrelar" e o primeiro desenho animado japonês de aventura a estrear na extinta TV Manchete a série " Pirata do Espaço", se tornou uma das grandes atrações da emissora e ajudou a alavancar a audiência e a carreira da então estreante Xuxa e seu Clube da Criança.


as sem anunciantes e sem um ibope expressivo, investindo em meganovelas que deram ótima audiência mais quebraram a emissora , novas séries de animes não foram compradas, e "Patrulha Estrelar" junto com os demais animes foram exibidos por quase 3 anos consecutivos, sendo finalmente retirados da programação. Foi então que chegou a pistola lazer "Zilion", junto com a sua série de TV produzida apenas para vender o brinquedo. Exibida na TV Globo, num horario alugado, o Ibope foi tanto que a própria emissora adquiriu a série, mais acabou não a exibindo-a totalmente. Depois disso nada mais de relevante foi exibido nas TVs até 1994, quando "Cavaleiros dos Zodíacos" invadiu o Brasil. E mais uma vez nada de revistas informativas: outra década inteira na secura, com informações apenas para poucos que podiam comprar uma revista importada. Mangás e informativos eram um privilégio apenas das elites paulistanas e de outras cidades do sul do país que dispunham de livrarias japonesas.


Mais para compensar esta secura, a tecnologia no presenteou com um novo eletrodoméstico, que acabou se tornando tão desejado quanto a própria televisão: o videocassete . Com a explosão de vendas no Brasil, as locadoras se multiplicaram (principalmente as piratas, na falta de uma legislação que regulamentasse a situação no país) e por conseqüência, as distribuidoras de vídeo lucraram como nunca mais lucrariam. Foi uma época inesquecível para os fãs de animação japonesa brasileiros: em qualquer locadora que se entrasse havia pelo menos uma dúzia de títulos disponíveis: "Vampire Hunter D", "Voltran", "Capitão Harlock" e a "Nave Arcádia", "Macross" e seu filho bastardo, "Robotech" e até uma série hentai.... na verdade a primeira série animada hentai produzida no Japão chamada "Cream Lemon", que aqui recebeu o elegante e sutil titulo de "Sonhos Molhados".


NOS 90
ANOS 90: AC E DC (ANTES DOS CAVALEIROS E DEPOIS DOS CAVALEIROS) 1994: Cavaleiros dos Zodíaco estréia na Rede Manchete de TV, sem nenhum custo para emissora. Tudo oque se pedia em troca era o uso dos comerciais durante a exibição do anime, para vender os bonequinhos com armaduras dos personagens da série. Um estrondoso e inesperado sucesso. Naquele ano foram vendidos mais de 2 milhões dos bonequinhos com armaduras, contando apenas os oficiais!!! Ouvi falar de lojas que leiloaram seus últimos bonequinhos.... alguns chegavam a custar mais de cem reais!!! E então de repente, varias emissoras querem exibir "desenhos animados japoneses de olhos grandes". Mais já era tarde: as grandes concorrentes de Cavaleiros são comprados e exibidos pela própria TV Manchete, depois que pode sugar tudo o que pode de audiência com Cavaleiros: "Shurato" e "Samurai Troopers" (Warriors por aqui). E com o sucesso outros animes são exibidos pela Manchete, que se torna sem perceber o "redulto" dos otakus brasileiros que não podem Ter um videocassete ou comprar mangás em livrarias japonesas. Assim chegam "Sailor Moon" e "Yuyu Kakushô", seguidos de perto por "Rayearth" e "Dragon Quest" pelo SBT, entre outros.


Os clubes se multiplicavam como moscas, e finalmente surge uma revista informativa!!! "Herói", que só atingiu o sucesso estrondoso entre 1995 e 1997 graças a uma série de matérias-resumo do que era exibido na TV de Cavaleiros, aliado ao fato de ser a única revista no Brasil a publicar imagens dos heróis blindados que eram a febre entre crianças e adolescentes. Como uma coisa puxa a outra, surgiram milhares de jovens de todas as idades e sexos, desejosos de se tornarem um dia desenhistas de mangá. Destes milhares poucos conseguiram de fato se tornarem profissionais, mas os poucos que perseveraram até conquistar seu espaço brilham até hoje.


Os anos 90 também assistiram o surgimento dos primeiros grandes eventos, que atualmente reúnem vários otakus durante vários dias (geralmente dois). Primeiro deste calibre a surgir foi o Mangacon, que chegou a contar com mais de 1,000 visitantes em dois dias nas primeiras edições, mas agora está decaindo... fora este, há uma dúzia de outros eventos em diversas capitais e grandes cidades do país, que agregam de centenas a milhares de otakus em suas edições. As TVs a cabo, uma das bênçãos tecnológicas da década de 90, tinha e tem até hoje muitos animes em sua programação. Nunca na historia do Brasil, nem mesmo nos anos 70, a telinha mostrou tantos animes. Além dos animes, diversos mangás japoneses sem remontagem ou inversão das páginas foram lançados no Brasil. Pela primeira vez na historia do país os otakus estão sendo levados a sério, com direito a matérias em revistas conceituadas como a "Isto é". Vai dizer.... é ou não é uma prova de respeito??? Tá ainda existia (como existe até hoje) preconceitos, mas estava bem menos que antigamente.... já era consenso comum ver um fã de animação japonesa como um adolescente ou jovem, não como uma criança idiota!!! Feitas as contas, os anos 90 foram os anos das grandes viradas e das grandes conquistas ou seja a quarta era do ouro dos animes no Brasil!!!


A série "Sailor Moon" é a primeira shoujo anime a fazer sucesso no Brasil, sendo assim considerado o primeiro anime direcionado ao público feminino (embora tivesse vários fãs homens) e "Guerreiras Magicas de Rayearth" outro shoujo.

NOVO MILÊNIO: SATURAÇÃO, EDITORAS DE MANGÁ, INTERNET,Agora os animes e mangás ficaram de vez. Já provaram ser uma fonte de lucro, ter um publico fiel e um investimento seguro. Cada vez mais, editoras e empresas se interessam em investir nos animes e mangás. Mas nem tudo é um mar de rosas, pois agora outros problemas estão surgindo a um bom tempo, desde o inicio do milênio: a saturação!!!


No ano 2000 além das diversas revistas informativas que estavam nas bancas, chegava cada vez mais títulos de mangás japoneses disponíveis nas prateleiras brazucas, pra se ter uma idéia, havia uns 15 títulos disponíveis por ano, e a minha pergunta é simples. Alguém tinha dinheiro na época pra compra tudo isso?? O resultado foi obvio!!! Muitos destes lançamentos não venderão por excesso de oferta, e com isso, surgiu um capitalismo selvagem em sua forma mais bruta... sobrevivendo assim os mais aptos e capazes de se adaptarem. Os demais.... viraram adubo!!!


O ano foi passando e como era de se esperar, a historia foi ficando bem diferente, cada vez mais as revistas informativas e mangás, estavam e estão surgindo em quantidade menor, ainda mais que a Internet se mostra cada dia mais forte, com uma infinidade de sites e blogs que nos informatizam sobre esses desenhos que fazem nossos dias mais felizes. O dinheiro está curto, e todo mundo pensa duas vezes antes de meter a mão na carteira. Todos querem gastar o seu suado ganho em coisas que realmente valham a pena não é mesmo!!?


A série "Death Note" ficou famosa graças a Internet banda larga e as taxas cada vez maiores de compressão, disponibilizar animes ficou muito mais fácil do que no tempo dos fansubbers. Acabou sendo lançado em mangá, e parece que em breve vai passar na TV fechada e "Naruto" outro anime que se popularizou antes mesmo de passar na TV aberta. Agora é febre ...


Já os clubes, eventos e fanzines estão cada vez mais se proliferando e aumentando, pois não precisam muito de fatores econômicos externos para acontecerem. Neste caso, a paixão do otaku fala mais forte que qualquer coisa, e é isso o que importa. ^^ ONDE ESTÃO OS ANIMES ANTIGOS??? Muita gente pergunta isso.... em especial, os colecionadores que desejavam uma cópia para recordar seus momentos de infância. O destino dos rolos de 16 milímetros das séries exibidas nos anos 60 e 70 é pior do que se pensa: foram destruídos ou simplesmente devolvidos a distribuidora.

Os que foram destruídos, tiveram um fim inglório: os rolos foram vendidos á fabricas de vassouras, derretidos e transformados em.... PELOS PARA VASSOURA!!! De repente, sua mãe pode Ter varrido a casa com um episódio da Princesa e o Cavaleiro.... e estou falando sério!!! Oo’ Mas este não é o fim para todas as fitas condenadas, alguns fãs muito espertos contataram estas fábricas e compraram os rolos, guardando-os como as verdadeiras relíquias que são, até o dia de hoje!!! Tais colecionadores, muito compriensivamente, não emprestam estás fitas e nem vendem as copias. No máximo, exibem de vez em quando para amigos e pessoas de confiança...

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